top of page

Percursos sinuosos de um artista plástico pelo mundo do e-commerce.

Art Scheufler, agora, com PAY PAL. Nunca fui um comerciante. Há uma lógica nesse tipo de atividade que nem sempre domino. No entanto, um artista precisa pagar suas contas, e um site com e-commerce é uma alternativa viável e barata para comercializar o trabalho desse artista. Por isso, criei o site Art Scheufler, para facilitar o acesso às minhas obras. É um formato de divulgação e de vendas que amplia o alcance das ações de uma galeria de arte. É verdade que as comissões cobradas pelas galerias são relativamente altas, em torno de 50% do valor final da venda, o que, até certo ponto, justifica-se, afinal, elas realizam um importante trabalho de propagação e de intermediação entre artistas e colecionadores. É justo, portanto, que cobrem por isso.

No entanto, apenas as vendas nas galerias não garantem certa estabilidade financeira para o artista, principalmente, se ele vive exclusivamente de seu trabalho artístico. Quando criei meu site com uma área de e-commerce, estava pensando em duas dimensões fundamentais para o desenvolvimento da carreira artística: em primeiro lugar, o site de um artista tem a função de expor, de divulgar e de oferecer a obra à apreciação pública e crítica, pois uma obra de arte deve estar e ser no mundo. Nenhum artista produz apenas para sua satisfação pessoal. O sentido de uma obra de arte é ser fruída, virtual ou concretamente, pelo maior número possível de pessoas. Em segundo lugar, um site com e-commerce cria um canal de comercialização que pode levar o artista a uma relativa tranquilidade para continuar produzindo.

Nesse caminho sinuoso, que me leva a tentar compreender como trabalhar eficientemente um site de vendas on-line, vou descobrindo algumas coisas. Neste momento, por exemplo, acrescentei, ao site, a possibilidade de se adquirirem as obras pagando com o sistema PAY PAL, o que, sem dúvida, é uma comodidade para os colecionadores. As vantagens do PAY PAL são comodidade e segurança nas transações virtuais com cartão de crédito. Evidentemente, outras formas de pagamento (dinheiro, cheque, depósito bancário) continuam disponíveis e podem ser negociadas diretamente por e-mail (artscheufler@gmail.com).

Penso que uma das formas de contribuir para a cultura de um lugar, de um tempo ou de um povo é apoiar os artistas, os produtores de cultura, para que possam trabalhar cada vez mais e melhor. Sendo assim, visitem o site artscheufler.com, adquiram uma obra, se gostarem, comentem, critiquem e compartilhem, se puderem. O artista, de dentro do ateliê, agradece.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page